(41)3034-2120

Rua João Simbalista, 429 - Jardim Primavera
Piraquara, PR

História

Desde 1.969 atendendo com carinho e dedicação

Breve histórico da instituição

A FRATERNITAS foi fundada em outubro de 1969 para atender os egressos do Leprosário São Roque (atual Hospital de Dermatologia do Paraná) que, ao receber alta, não tinham para onde ir. A maioria foi abandonada pela própria família e pelo poder público, que considerava que sua responsabilidade com tais pacientes ia apenas até a saída da instituição, quando já não ofereciam risco de contágio.

A instituição foi idealizada por Abércio Carneiro Lobo, hanseniano que vivia na prática, assim como seus coirmãos, a intolerância provocada pelo fardo da “doença”. Indignado pelo tratamento recebido de outros seres humanos, e contando com o apoio da Igreja Católica, decidiu fundar a instituição que teve como sede uma pequena sala dentro da própria igreja matriz, atual Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Em 1979, veio residir em Piraquara o Padre Hubert Alfred Robig, de nacionalidade germânica. Conhecido na comunidade como Padre Humberto, decidiu abraçar a causa dos hansenianos. Teve o apoio de dezenas de pessoas dispostas a ajudar, dentre elas, suas próprias irmãs Margarida e Gertrudes que, como missionárias, apoiaram e tornaram-se elos de ligação entre os moradores da região e os benfeitores alemães.

Com vários projetos sociais, a instituição ganhou vida. Padre Humberto empreendeu várias ações como orientar as famílias, encaminhar para tratamento de saúde, incentivar a agricultura familiar. Também fez várias campanhas e, com os recursos obtidos, deu início à construção de moradias com banheiros e poços artesianos, além de fornecer roupas e alimentos.

Desenvolveu, ainda, ações na área da educação infantil e da formação profissional que contribuíram muito para o desenvolvimento da localidade. E a Fraternitas continua sendo de grande importância para Piraquara, especialmente para os moradores dos bairros Jardim Primavera, Santa Mônica, Jardim Esmeralda e Vila Vicente Macedo.

Hoje, a instituição leva o nome de Residencial Padre Humberto, como uma homenagem (in memorian) a este grande ser humano que não mediu esforços para praticar o bem. É uma casa lar de longa permanência e tem o seu foco voltado para o segmento de pessoas idosas, atendendo cerca de 47 pessoas de ambos os sexos, com e sem hanseníase. Um espaço físico de aproximadamente 3.000 metros quadrados, com toda infraestrutura necessária, comporta um complexo de apartamentos individuais e coletivos e está localizado a 17 km da cidade de Curitiba.

Fraternitas. Organização não-governamental para atendimento a pessoas da terceira idade.
Gente que doa, aumenta sua sorte em 300%. Quer tentar?